
Os cães não estão preparados para se alimentarem da mesma forma e com os mesmos alimentos dos os humanos, quer por incapacidade de os digerir, quer por estes serem tóxicos para o seu organismo.
Consumir certos alimentos origina graves distúrbios gastrointestinais, hepáticos, cardíacos, e pode ainda, levar à morte.

Assim sendo, é necessário possuir conhecimento de quais os alimentos nocivos para o seu cão e ter atenção para não os deixar ao seu alcance.
O mais recomendado é evitar dar da sua própria comida ao seu cão, pois alguns alimentos perfeitamente normais para o Homem possuem substâncias tóxicas que podem fazer que o seu cão entre num estado de indisposição.
Lista de Alimentos Tóxicos Para os Cães
- Abacate
- Açúcar
- Álcool
- Alho, cebola e cebolinho
- Alimentos com muita gordura
- Ameixas, pêssegos e dióspiros
- Café, chá e bebidas energéticas
- Amendoins
- Carne e peixe cru
- Carne gorda
- Chocolate
- Cogumelos
- Doces e Gomas
- Leite e derivados
- Louro e noz-moscada
- Fermento de massas
- Nozes de macadâmia
- Ovos crus
- Ossos
- Partes verdes da batata, tomate e ruibarbo
- Sal
- Uvas e passas
- Xilitol
Chocolate

O chocolate possui a substância teobromina, um alcalóide da família das metilxantinas da qual também faz parte a cafeína.
A dose de teobromina que é tóxica para os cães é de 100-150mg/kg.
A quantidade desta substância existente nos chocolates é segura para os humanos, mas os cães que a metabolizam mais lentamente podem sofrer envenenamento.
O chocolate negro, por possuir maior teor em teobromina, é mais perigoso para os cães.
A ingestão de chocolate mesmo que em pequenas quantidades, pode provocar vómitos, diarreia, desidratação, dores abdominais, convulsões e alterações do ritmo cardíaco.
Abacate

O abacate possui uma toxina fungicida designada de persina. A ingestão deste fruto pelo seu cão pode desencadear sintomas de intoxicação como vómitos, diarreia, gastrite e também alterações cardíacas.
Álcool

A ingestão de álcool pode provocar vómitos, diarreia, depressão do sistema nervoso central, descoordenação motora, dificuldades respiratórias, tremores, coma e até levar à morte.
Alho e Cebola

Estes alimentos possuem uma substância que leva a alterações morfofuncionais na hemoglobina, resultando por sua vez em alterações nos glóbulos vermelhos e posterior eliminação, tendo como consequência o desenvolvimento de anemia.
A ingestão de alho e cebola pode igualmente causar várias desordens gastrointestinais.
Posto isto, e tendo em conta que muitos alimentos dos quais nos alimentamos são cozinhados juntamente com alho e cebola, é necessário um cuidado extra no momento em que seja partilhado com o nosso cão.
Uvas e Passas

Apesar de ainda não se saber bem o porquê, a ingestão de uvas e passas pode causar insuficiência renal aguda, insuficiência hepática, vómitos, diarreia, desidratação e em alguns casos a própria morte do animal.
Xilitol
O xilitol é um adoçante usado em muitos alimentos ditos light ou sem adição de açúcar.
Nos animais, o xilitol, causa a libertação de insulina, conduzindo, por sua vez, a uma descida abrupta dos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia).
Os cães são extremamente sensíveis a esta substância e os primeiros sinais de intoxicação por xilitol incluem vómitos, perda de coordenação motora e consciência.
Este adoçante é também responsável por danos hepáticos e alterações na coagulação.
Leite

Os cães não possuem grandes quantidades da enzima lactase, responsável por quebrar as ligações da lactose presente no leite. Ou seja, os cães têm dificuldade em digerir corretamente o leite e os seus derivados devido a este facto, e tal levar a problemas como a diarreia e outras desordens gastrointestinais.
O que fazer em caso de ingestão?
Caso o seu cão tenha ingerido algum destes alimentos listados e apresente alterações de comportamento e bem-estar deve imediatamente dirigir-se a um veterinário.
Para evitar quaisquer tipos de riscos, deve basear a alimentação dos seus cães em rações indicadas, tendo em conta que estas são elaboradas especificamente para eles.
Nas rações, como as da DingoNatura, vai encontrar os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável do seu cão, sem correr riscos e sem qualquer preocupação com o que é ou não perigoso para a saúde do seu fiel amigo.